(11) 94579-7704 / 2659-0676 / 2548-0259

O Material Cetim

 

Como é?

 

O cetim é um tipo de tecido apreciado pela sua textura suave. Enquanto a parte da frente do tecido é lisa e brilhante a parte de trás é monótona e fosca.

Originalmente formado pela tecelagem da fibra de seda, mas atualmente pode ser feito por meio de fibras de seda, poliéster ou raiom.

Vale lembrar que a essência do cetim é composta por uma série de cores, e o material é facil de ser manuseado além de muitas modelagens, espessuras dando apenas pra imaginação o limite do seu uso.

A Origem

 

O tecido tem uma história tão antiga que nem se sabe ao certo quando surgiu.

O termo cetim originou-se na Idade Média, e foi usado pela primeira vez para descrever um tipo de seda luxuosa e pesada, também conhecida como samito. A palavra cetim vem do nome de uma cidade portuária chinesa chamada Zaitun que agora é conhecida como Quanzhou.

Era um dos itens que eram negociados entre alguns povos como a China e o povo árabe, que devido ao seu valor elevado era predominantemente usado pela nobreza e o clero.

Mas hoje em dia a uma ampla e infinita possibilidades de produtos que utilizam esse tecido desde roupas (o que é altamente recomendado por muitos costureiros), cortinas, aplicações, artesanatos, peças como sapatilhas de balé, sapatos etc.

Tipos:

Com acabamento (Ourelas)

As Ourelas são acabamentos nas laterais das fitas que dão uma sofisticação ao material.

O cetim com acabamento é destinado a diversos ramos de atividade como: decorações para casamento, embalagens, presentes, festas, inaugurações, embrulhos de ovos de páscoa entre outras coisas que sua imaginação permitir.

Sem acabamento (Sem Ourelas)

Da mesma forma que o cetim com acabamento, o cetim sem acbamento é muito usado principalmente em artesanatos e fitas para embrulhos.

Contudo ele tende a ter seu material um pouco mais “duro” em relação ao com acabamento.

 

 

Veja no nosso Instagram como fica a variação das Ourelas na sua fita!   @jn_fitas